Home

A importância do pré-natal odontológico para gestantes 1

O pré-natal odontológico é um acompanhamento que visa orientar as gestantes sobre os cuidados com os dentes durante a gravidez.

Saúde e Bem-Estar

15 de Setembro de 2022

Gestante cuidando dos dentes durante o pré-natal

A importância do pré-natal odontológico para gestantes

Saúde e Bem-Estar -

O pré-natal odontológico é um acompanhamento que visa orientar as gestantes sobre os cuidados com os dentes durante a gravidez. A prevenção é importante para evitar cáries, problemas gengivais, infecções e até uma extração dentária.

No período, ocorrem alterações hormonais que podem impactar na saúde bucal da mãe. Entre as mudanças percebidas estão a sensibilidade da gengiva e o aumento da vascularização em toda a mucosa bucal. “A gestante fica muito propensa a ter sangramentos gengivais, principalmente se ela não tiver uma higiene bucal adequada e frequente”, afirma a dentista Jaqueline Ferreira, coordenadora técnica da Odontologia Preventiva da NotreDame Intermédica.

 
 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Quantas consultas são necessárias no pré-natal odontológico?

Durante os nove meses de gestação, o ideal é que a gestante faça o acompanhamento constante com o dentista, com ao menos duas ou três consultas. Elas podem ser feitas entre o terceiro e quarto mês de gestação e no segundo trimestre, mais próximo ao parto.

Como funciona o pré-natal odontológico?

O pré-natal odontológico consiste em orientações gerais à gestante sobre o cuidado com a higiene bucal. Na primeira consulta, o dentista esclarece dúvidas e entende a rotina de higiene da mãe. Caso ela tenha queixas sobre sua saúde bucal, como dor de dente na gravidez ou outro incômodo, o especialista investiga o que está provocando esses desconfortos. O dentista dará dicas sobre a escovação, inclusive para evitar enjoos, que são frequentes nesta fase e podem ser desencadeados pelo sabor e textura do creme dental.

A gestante também aprende a fazer a limpeza da boca do bebê, mesmo antes do primeiro dente nascer, além dos cuidados com a gengiva e arcada para que se desenvolvam corretamente e, ainda, a importância de evitar hábitos como uso prolongado de chupetas e mamadeiras.

Responsável pelo Conteúdo:

Responsável pelo Conteúdo:

Dra. Jaqueline Ferreira
Coordenadora Técnica da NotreDame Intermédica
CROSP: 35.153

Assine nossa newsletter

Para ficar sempre bem antenado com a Hapvida faça parte da nossa newsletter e receba as notícias mais atualizadas, em tempo real.